De acordo com um artigo publicado pelo Infomoney, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revelou que os presentes para o Dia dos Namorados podem ser onerados com taxas de tributos superiores a 70%. Por exemplo, perfumes importados são taxados em 78,99%, enquanto os nacionais são taxados em 69,13%.
O diretor do IBPT, Carlos Pinto, explicou que, no caso dos perfumes importados, além dos impostos de importação, são considerados fatores como frete, dolarização, desembaraço aduaneiro e taxa de comércio exterior, que aumentam o preço do produto no mercado interno.
Os chocolates são tributados em 39,61% e as flores naturais, em 17,71%. Objetos pessoais, como relógios, tem taxação de 56,14% e joias, de 50,44%. Se a opção for por bijuterias, os impostos serão de 43,36%.
O presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, explica que a alta carga tributária dos presentes se deve ao fato de serem itens considerados supérfluos, sendo que alguns deles também passam por processo de industrialização ou são importados, o que elevada ainda mais a tributação.
Veja mais citações do IBPT na ultima semana:
Contadores, Hoje ES, Economia ASC, O Mato Grosso, Sescap PR, Portal JDV, Hoje ES
Jornal o Sul, Hora Hiper, Jornal do Sudeste, HC Notícias, Conexão Tocantins, InfoMoney
Estadão, EBC, Mercado & Consumo, Fan F1, Money Times, Jovem Pan, Portal Suno