25% das empresas brasileiras informam a carga tributária ao consumidor

Região Sudeste lidera adesão à lei; conscientização tributária é menor no Sul do País

Fonte: IBPT

Das mais de 10 milhões de empresas brasileiras que devem informar o tributo na nota fiscal ao consumidor, conforme determina a Lei n° 12.741/12, apenas 25% delas estão aptas a cumprir a legislação. De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT sobre a quantidade de empresas que fizeram download da solução De Olho no Imposto, para obter gratuitamente as informações, a região Sudeste do País é a que apresenta o melhor resultado, com 1.344.544 empresas cadastradas das 4.905.845 que devem atender à lei. 

Em seguida, está a região Centro-Oeste do País, com 219.689 das empresas habilitadas a prestar contas ao consumidor sobre os tributos embutidos no preço das mercadorias e serviços.  A região norte teve 124.802 adesões ao sistema, o equivalente a 25% das empresas existentes. As regiões Nordeste e Sul do Brasil obtiveram os menores percentuais de adesão à lei, com 23,9% e 22,7% de empresas cadastradas, respectivamente.

Segundo o tributarista do IBPT, Caio Arruda, a adesão à Lei nº 12.741/12 deve ser feita o quanto antes pelas estabelecimentos, evitando multas e penalidade. “A adesão à Lei 12.741/12 pode ser feita de forma fácil,  rápida e sem ônus à empresa. Além de evitar notificações e pesadas multas, os estabelecimentos demonstram respeito pelo consumidor ao incentivar a transparência tributária”, ressalta. 

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Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

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