Quando estudamos a carga tributária de um país, levamos em consideração fatores externos que às vezes podem explicar a até justificar alguns valores cobrados da população. Países de primeiro mundo tendem a ter uma carga relativamente alta, mas em compensação, oferecem educação, saúde e qualidade de vida para sua população.
Mas como é possível medir isso?
O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, desde 1992, vem fazendo estudos na área tributária para mostrar a real situação do nosso país e, em 2011, desenvolveu o IRBES (Índice de retorno de bem estar à sociedade) para medir o retorno dos tributos cobrados pelos países à população.
O Índice é feito a partir de um cruzamento entre a carga tributária sobre o PIB, ponderado em 15%, mais o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ponderado em 85%.
A somatória desses dois índices resulta no IRBES e, quanto maior for o resultado, melhor é a destinação dos recursos pelos países em relação a aquilo que foi arrecadado pelos tributos. Para o cálculo, listamos os 30 países com a maior carga tributária do mundo, incluindo o Brasil, para ver quais países de fato poderiam se sair com o melhor desempenho no índice.
Em todas as edições do IRBES países como a Suíça e os Estados Unidos se destacaram algumas vezes, alcançando o primeiro lugar. Também é válido mencionar a Austrália e a Irlanda, pois com menos recursos arrecadados eles conseguiram trazer melhorias para o desenvolvimento e para a qualidade de vida da sua população.
E o Brasil, como está no IRBES?
Nosso país, em todas as edições, ficou em último lugar na tabela, na posição de número trinta.
Isso quer dizer que o Brasil tem uma carga tributária equivalente aos países de maior arrecadação, mas o retorno não é sempre uma realidade. Na América Latina, estamos atrás de países como a Argentina e o Uruguai.
Para melhorar a qualidade de vida no Brasil, é necessário destinar os recursos arrecadados, por meio dos tributos, para benfeitorias nas áreas de saúde, educação e bem estar social.
Você pode baixar esse e outros estudos completos, gratuitamente:
O IBPT é sinônimo de qualidade e excelência na elaboração de estudos e pesquisas sobre temas tributários e de mercado e na prestação de serviços a entidades e empresas.
Um estudo setorial oferece inúmeros benefícios às organizações, como: Agilidade para realizar mudanças, identificação de gaps deixados pelos concorrentes, previsibilidade de crescimento, melhor entendimento do mercado e embasamento para tomada de decisão.
Se você tem interesse em saber mais sobre esses e outros serviços, ficaremos muito felizes em ajudá-lo! Entre em contato conosco:
Email: contato@ibpt.org.br Telefone: 41 2117-7300