IBPT completa 30 anos com a missão de seguir apoiando a população e empresas na regulação de tributos e transparência fiscal
Instituto foi pioneiro na criação de estratégias de mercado de dados fiscais e por adotar uma linguagem clara do tema à sociedade
Um dos maiores órgãos tributários do país, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) completa 30 anos em dezembro e marca sua história com a missão de levar uma linguagem mais clara e precisa sobre a realidade do sistema tributário do país e por ser pioneiro na criação de estratégias para empresas a partir de dados fiscais, sempre aliado à evolução tecnológica e à capacitação de sua equipe.
O IBPT foi fundado em 12 de dezembro de 1992 por Gilberto Luis do Amaral, atual presidente do Conselho Superior do instituto, João Eloi Olenike, atual presidente-executivo, Amazonas Francisco do Amaral e Noé Galdamez com o objetivo inicial de reunir profissionais de diversos setores para discussão de temas tributários.
De 1993 a 1996, o IBPT evoluiu e compreendeu que era necessário racionalizar o custo tributário empresarial e promoveu na época seminários, fóruns e reuniões focadas no planejamento tributário para se fazer entender este tema com maior profundidade. Já em 1997, o IBPT passou a contribuir com a sociedade a partir de estudos, com o levantamento sobre carga tributária brasileira, tornando esta uma das principais marcas da entidade.
Em 1999 foi realizado pelo IBPT o primeiro Congresso Brasileiro de Planejamento Tributário, reunindo tributaristas de todo o país para discussão de temas relevantes no meio acadêmico, científico, econômico e empresarial, sendo inovador para a época, tendo como assunto central a competitividade no mundo globalizado. Na ocasião, o IBPT também concedeu premiações para os tributaristas mais destacados. O evento teve 5 edições.
Governança Tributária
Em 2002, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação passou a se dedicar à governança tributária para promover a discussão da gestão de tributos dentro do contexto da governança. Como resultado desta nova fase, foi fundado o IGTAX, com o objetivo de disseminar a importância de um programa de transparência e mitigação de riscos nas operações tributárias em grandes empresas. O IBPT realizou, a partir desse período, diversos Seminários de Excelência na Gestão de Tributos (SENEGET) e Congressos Brasileiros de Governança Tributária.
Impostômetro
Um dos maiores painéis de levantamento tributário do país, o Impostômetro, foi idealizado em 2004, com lançamento em 2005, para conscientizar a população quanto à carga tributária nacional. O painel é hoje a maior referência de acompanhamento de quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando com tributos e quanto a sociedade paga de impostos do que se consome no dia a dia.
Empresômetro
Nascida a partir de um estudo sobre todas as empresas do Brasil, a primeira spin-off do IBPT foi idealizada em 2012 como uma fonte de senso de informações e dados para organizações do território nacional. O Empresômetro se transformou em uma empresa de tecnologia voltada à inteligência de negócios com base em dados públicos, sendo estratégica para grandes empresas de diversas frentes de atuação e oferecendo dados relevantes para decisão de negócios em todos os aspectos, meios e frentes de atuação.
O maior banco de dados do Brasil
Gilberto Luiz do Amaral, presidente do IBPT, explica que o instituto detém hoje o maior banco de dados tributários do Brasil. “Toda a metodologia de monitoramento e custos tributários e dados empresariais é permitida a partir da Lei de Acesso à Informação. Assim fomentamos nosso banco de dados todas as informações que interessam para formulação de estudos tributários e acompanhamento das cargas tributárias”, pontua.
IBPT Educação
Em 2018 foi criado o IBPT Educação, spin-off corporativa do IBPT com o intuito de promover educação tributária por meio de cursos online e eventos presenciais com o selo de qualidade da marca IBPT. Letícia Amaral, vice-presidente, está à frente deste segmento do instituto, com o propósito de formar e capacitar tributaristas de inteligência de negócios, para atuarem de forma prática no mercado, promovendo conteúdo de qualidade diariamente por meio das redes sociais do IBPT Educação e do Tributarista do Futuro.
Desafios fiscais e tributários
Gilberto Luiz do Amaral vê o IBPT como uma forma de tornar o sistema tributário brasileiro ainda mais claro e transparente à população. “Nosso sistema é muito complexo, todos os anos milhares de normas são criadas e a todo momento impostos são pagos, ajustados ou criados. O IBPT seguirá na missão de tornar essa linguagem cada vez mais clara à sociedade, caminhando de mãos dadas com a tecnologia e a formação de profissionais para termos sistemas e tributaristas prestando o melhor serviço à população. Essa foi a nossa missão nestes 30 anos e seguiremos neste objetivo”, conclui.