O Irbes (Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade) é obtido a partir da somatória da carga tributária em relação ao PIB com o Índice de Desenvolvimento Humano, calculado pelo IBPT.
Para o cálculo leva-se em consideração os 30 países com a maior carga tributária e desde a primeira edição, realizada em 2011, o Brasil permanece na última colocação.
O que essa permanência diz sobre o Brasil?
Que há quase 10 anos os tributos pagos continuam sendo mal aplicados, e segundo o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, é preciso destilar o orçamento de maneira assertiva e eficaz.
“É essencial utilizar melhor os recursos arrecadados e aplicá-los em investimentos que possam trazer melhoria efetiva na qualidade de vida da população. O valor que o Brasil destina atualmente para investimentos que tragam crescimento no IDH é muito baixo. O orçamento do país é muito engessado e enquanto não houver mudanças significativas nessa questão da alocação dos recursos, tende a continuar sempre assim”, ressalta João Eloi Olenike.
Quando os investimentos são bem aplicados, a qualidade de vida da população brasileira aumenta significativamente, por mais que outros fatores interfiram nisso diretamente.
“É preciso observar a questão do custo Brasil. Muitos deixam de investir aqui porque os custos são muito altos, a tributação é alta, tem insegurança jurídica, portos que não são muito eficientes, estradas pedagiadas, isso quando são boas, pois em maioria são ruins. Tem também a questão da logística do transporte, que não é adequado ao tamanho do país e a burocracia. Tudo isso contribui para formar o chamado custo Brasil, sendo que a alta tributação é um dos maiores custos que nós temos em relação à chamada de investimentos externos”, explicou João Eloi.
No final das contas, o cenário não muda.O Brasil continua arrecadando muito e retornando pouco para a sua população, e o que isso significa?
Por não existir serviços de qualidade, o brasileiro é obrigado muitas vezes a pagar o tributo duas vezes.Paga sobre o consumo e ainda precisa buscar serviços em iniciativas privadas, o que representa, de forma indireta, pagamento de tributos.
Um relógio mecânico é conhecido pela funcionalidade e precisão, mas isso só acontece se todas as engrenagens estiverem funcionando em conjunto.
A corda é responsável por gerar a energia motriz.
As engrenagens transportam essa energia.
E o escapamento ou a válvula do relógio é o que marca o tempo de maneira precisa.
De forma metafórica, o IBPT serve justamente como um relógio mecânico para as entidades representativas de setores da economia brasileira. Como assim?
Uma empresa precisa de de gestores competentes para planejar e dirigir o trabalho, de colaboradores que operam em conjunto para conquistar os objetivos da empresa e de uma entidade que ajuda a traçar as diretrizes e estratégias para funcionar de forma funcional e precisa.Além do mapeamento do market size e de sua respectiva importância para a economia brasileira
Nosso trabalho, por meio de uma Análise Setorial, é estudar de maneira imersiva o cenário externo, alimentando as equipes internas e embasando decisões estratégicas.
Assim é possível entender:
Qual o tamanho do mercado representativo pelo setor;
Qual o nível de empregabilidade do setor;
Qual a importância do setor dentro do PIB nacional;
Qual a carga tributária do setor;
Quais os tributos que mais impactam na riqueza gerada pelo setor.
Além de trazer benefícios como:
Tomada de medidas para defesa do crescimento do setor;
Levar proposta de ajustes na legislação tributária ao congresso e outros órgãos legislativos dos estados e municípios;
Entender impacto e importância de Reforma Tributária para o segmento econômico;
Crescimento do PIB setorial.
E muito mais!
Não acha que está na hora de tomar decisões para mudar o rumo do crescimento do seu setor da economia?
Baixe o estudo completo Gratuitamente
O IBPT é sinônimo de qualidade e excelência na elaboração de estudos e pesquisas sobre temas tributários e de mercado e na prestação de serviços a entidades e empresas. 🔎
Se você tem interesse em saber mais sobre esses e outros serviços, ficaremos muito felizes em ajudá-lo! Entre em contato conosco:
Email: contato@ibpt.org.br Telefone: 41 2117-7300
Uma resposta
No meu modo de analisar o nosso sistema e o problema que estamos enfrentando com pandamia- corrupção- extravios de verbas-( verbas que são enviadas para um setor, mas que esse setor não recebe toda verba ela é desviada ) como casos recente – que o senado e congresso deixe de lutar só para um objetivo ( direita ou esquerda)e lutar e aprovar verbas destinadas para educação e saúde ( que são as principais) lutar por leis mais severas contra bandidos ( que matam para roubar uelular)extupram -enfim toda essa bandalheira que estamos vendo todos os dias nos noticiarios de radios e TVs. etc e etc.