Rondônia é um dos estados com menor retorno de impostos à população

Rondônia é um dos estados com menor retorno de impostos à população

Rondônia é um dos estados com menor retorno de impostos à população

Uma análise do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revelou que Rondônia está entre os estados que menos utilizam os recursos arrecadados em impostos para promover o bem-estar social. O levantamento, realizado por meio do Índice de Retorno ao Bem-Estar da Sociedade (IRBES), apontou uma significativa disparidade na eficiência da aplicação de recursos públicos entre as 27 unidades da federação.

Os dados mais recentes, referentes a 2021, destacam Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina como os estados mais eficientes na gestão tributária, enquanto Rondônia, Piauí e Amazonas ocupam as últimas posições.

Desafios regionais

De acordo com João Eloi Olenike, presidente-executivo do IBPT, regiões como o Norte e Nordeste enfrentam dificuldades históricas em traduzir arrecadações em melhorias concretas para a população. Ele destacou a necessidade de um planejamento eficiente para superar esses desafios e reduzir desigualdades regionais.

Brasil no cenário global

O estudo também comparou o Brasil com outros 30 países de alta carga tributária, constatando que o país ocupa a última posição em eficiência no retorno dos tributos. Na liderança, países como Irlanda, Suíça e Estados Unidos demonstram excelência na gestão tributária e na promoção do bem-estar social.

Sobre o IRBES

O índice combina a carga tributária de cada estado com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atribuindo maior peso ao IDH para avaliar o retorno dos tributos. Quanto maior o IRBES, mais eficiente é a gestão dos recursos públicos.

O estudo reforça a importância de repensar a alocação dos impostos no Brasil, buscando reduzir desigualdades regionais e melhorar os serviços essenciais.

Sobre o IBPT

Desde 1992, o IBPT é referência na análise do sistema tributário brasileiro, promovendo transparência fiscal e oferecendo dados estratégicos para empresas e setores econômicos.


Fonte: RondoNotícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Enviar uma mensagem
    Posso ajudar?
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Close Bitnami banner
    Bitnami