O Reflexo da Sonegação Fiscal nas empresas.

O ato de sonegar impostos é caracterizado como crime fiscal e é passível de multas, e até mesmo, em alguns casos, de reclusão social.

No Brasil, o número de empresas que sonegam vem diminuindo, e isso traz um reflexo positivo sobre o que acontece no mundo dos negócios.

Quando empresas competem de maneira justa pelo mesmo posicionamento no mercado, a competitividade torna-se um hábito saudável, onde os participantes procuram estratégias e maneiras de aumentar a parcela de mercado.

Porém, a sonegação fiscal normalmente traz “benefícios fictícios” para quem dela utiliza, como por exemplo, conseguir trabalhar com um valor bem abaixo do mercado, o que interrompe a competitividade justa.

Essa falsa ilusão de vitória pode trazer problemas para os sócios, para a empresa e até mesmo para os consumidores.

Em um país como o Brasil, onde os tributos são exuberantes, é normal que as empresas procurem métodos para conseguirem manter-se em modus operandi, porém, existe uma grande diferença entre elisão e evasão.

Elisão Fiscal é a prática que permite adequar uma empresa ao formato mais vantajoso de pagamento de impostos, sem que para isso cometa qualquer ilegalidade, como vemos por exemplo, no Planejamento Tributário.

Já a Evasão Fiscal, mais conhecida como sonegação fiscal, é crime.

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação sempre acompanhou as mudanças no mercado e podemos dizer que mesmo que o valor sonegado pelas empresas, por ano, seja de aproximadamente R$ 417 bilhões, a sonegação fiscal vem diminuindo com o passar dos anos.

De acordo com nossos primeiros estudos sobre o tema, em 2004, a sonegação fiscal correspondia a 39% da arrecadação tributária. A taxa foi caindo até que, em 2019, chegou a 15%.

Você pode baixar esse o estudo gratuitamente:

https://ibpt.com.br/estudo-autos-de-infracao-e-sonegacao-fiscal/

O IBPT é sinônimo de qualidade e excelência na elaboração de estudos e pesquisas sobre temas tributários e de mercado e na prestação de serviços a entidades e empresas.

Um estudo setorial oferece inúmeros benefícios às organizações, como: Agilidade para realizar mudanças, identificação de gaps deixados pelos concorrentes, previsibilidade de crescimento, melhor entendimento do mercado e embasamento para tomada de decisão.

Se você tem interesse em saber mais sobre esses e outros serviços, ficaremos muito felizes em ajudá-lo! Entre em contato conosco:

Email: contato@ibpt.org.br   Telefone: 41 2117-7300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Enviar uma mensagem
    Posso ajudar?
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Close Bitnami banner
    Bitnami