O ato de sonegar impostos é caracterizado como crime fiscal e é passível de multas, e até mesmo, em alguns casos, de reclusão social.
No Brasil, o número de empresas que sonegam vem diminuindo, e isso traz um reflexo positivo sobre o que acontece no mundo dos negócios.
Quando empresas competem de maneira justa pelo mesmo posicionamento no mercado, a competitividade torna-se um hábito saudável, onde os participantes procuram estratégias e maneiras de aumentar a parcela de mercado.
Porém, a sonegação fiscal normalmente traz “benefícios fictícios” para quem dela utiliza, como por exemplo, conseguir trabalhar com um valor bem abaixo do mercado, o que interrompe a competitividade justa.
Essa falsa ilusão de vitória pode trazer problemas para os sócios, para a empresa e até mesmo para os consumidores.
Em um país como o Brasil, onde os tributos são exuberantes, é normal que as empresas procurem métodos para conseguirem manter-se em modus operandi, porém, existe uma grande diferença entre elisão e evasão.
Elisão Fiscal é a prática que permite adequar uma empresa ao formato mais vantajoso de pagamento de impostos, sem que para isso cometa qualquer ilegalidade, como vemos por exemplo, no Planejamento Tributário.
Já a Evasão Fiscal, mais conhecida como sonegação fiscal, é crime.
O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação sempre acompanhou as mudanças no mercado e podemos dizer que mesmo que o valor sonegado pelas empresas, por ano, seja de aproximadamente R$ 417 bilhões, a sonegação fiscal vem diminuindo com o passar dos anos.
De acordo com nossos primeiros estudos sobre o tema, em 2004, a sonegação fiscal correspondia a 39% da arrecadação tributária. A taxa foi caindo até que, em 2019, chegou a 15%.
Você pode baixar esse o estudo gratuitamente:
https://ibpt.com.br/estudo-autos-de-infracao-e-sonegacao-fiscal/
O IBPT é sinônimo de qualidade e excelência na elaboração de estudos e pesquisas sobre temas tributários e de mercado e na prestação de serviços a entidades e empresas.
Um estudo setorial oferece inúmeros benefícios às organizações, como: Agilidade para realizar mudanças, identificação de gaps deixados pelos concorrentes, previsibilidade de crescimento, melhor entendimento do mercado e embasamento para tomada de decisão.
Se você tem interesse em saber mais sobre esses e outros serviços, ficaremos muito felizes em ajudá-lo! Entre em contato conosco:
Email: contato@ibpt.org.br Telefone: 41 2117-7300